26.10.13

Laços (Turma da Mônica) - Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

Antes de tudo, acho que devo fazer uma introdução de quem eu sou. Em algumas conversas com a Isabella pelo facebook, tivemos a ideia de que pro blog estar sempre atualizado ou não passar por hiatos, seria legal se tivessem colaboradores e ela acabou me chamando, isso já há algum tempo. Percebe-se que não sou muito organizado, o convite tem meses. Aqui, é claro, vou falar sobre alguns livros e quadrinhos que li e ando lendo. Não diria que serão resenhas... Como o assunto surgiu nos últimos tempos aqui na internet sobre o que é uma resenha, é bom eu falar, porque talvez o que eu vá escrever provavelmente não seja uma. Eu também ajudo a atualizar a pagina do blog no facebook. Quase me esqueci de dizer... Meu nome é Gabriel e eu estudo no mesmo colégio que a Isabella :) Já falei demais e se você veio aqui foi pelo que tenho a falar do quadrinho.

Muita gente já comentou sobre ele na internet e por isso nem pensei em escrever nada dele, mas fazia uns meses que não lia nenhum quadrinho e voltei com esse... Que gostei, e acho que mais pessoas também vão gostar, então mudei de ideia. Ele faz parte de um projeto da Panini pelo selo Graphic MSP, e é uma releitura da história da Turma da Mônica, do Maurício de Souza. Por enquanto, já foram lançadas três quadrinhos (ou graphic novel, se você preferir) por esse selo: "Astronauta - Magnetar", "Turma da Mônica - Laços" e "Chico Bento - Pavor Espaciar". Comprei no estande da Panini na Bienal do Livro do Rio de Janeiro (que fui com a Isabella), e lá tudo estava em promoção, achei o preço justo e levei o Laços de capa dura mesmo.


Enfim... a história:
Tudo começa com o dia em que o Cebolinha, ainda bebê, ganhou de presente dos seus pais o Floquinho, seu cachorro, uma cena muito bonita com traços bem delicados. Depois dessa introdução, começa a história da turma com a idade que conhecemos. Somos apresentados às características de cada personagem e ao cotidiano deles, o que é bom pros leitores que ainda não conhecem (acredito que poucos) os gibis do Mônica: Cascão o porco, Cebolinha que fala "elado", e os dois que gostam de perturbar a Mônica, que é brava, e a Magali, a comilona do grupo. Logo no inicio, descobrimos junto com Cebolinha que seu cachorro sumiu. A partir dai os amigos se juntam e passam por muitas aventuras pra encontrar o Floquinho. Como sugere o título, a historia aborda temas como a amizade, o afeto, o amor, pelos amigos e pelos animais. Quem já teve algum animal de estimação em casa, vai se identificar bastante com as atitudes das crianças e principalmente do Cebolinha, que é um dono muito dedicado.


Foi escrito e desenhado pelos irmãos Vitor Cafaggi, que desenhou o presente, e Lu Cafaggi, que desenhou as partes que remetem o passado. E a coloração foi feita pela Priscilla Tramintano e pelo Vitor. Essas e outras informações, como o processo de criação dos artistas, com os primeiros esboços dos desenhos por exemplo, estão no final do quadrinho, nos "extras". Os irmãos mantiveram nos seus desenhos tudo que já conhecíamos: cor da roupa, o estilo do cabelo, a personalidade da turma na aparência, mas claro, tudo do jeito dos artistas, que é único.



Eu recomendo pra aqueles que gostam dos gibis da Turma da Mônica e foram leitores quando criança ou os que ainda são crianças e leem; aqueles que curtem esse tipo de história com aventuras (que parece até um filme dos anos 80, como disse o próprio Maurício na introdução que ele escreveu pra essa graphic novel); e pra quem gosta de ler quadrinhos em geral também.


Não to acostumado a escrever assim sobre o que leio e também a escrever pra publicar. Espero que não esteja tão ruim e que eu vá melhorando. Não prometo nada mas vou tentar não sumir muito e aparecer aqui uma vez por semana... mas não toda semana.


Pra quem quiser saber o que to lendo, eu tenho uma conta no skoob (vou tentar manter atualizada). E se quiserem mandar sugestões de leitura, podem comentar aqui no post.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...